quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Biblioteca reabre com a atividade 'Viaje na Leitura'

Nesta véspera do Dia da Criança, a meninada do Ponto Chic ganhou de presente a reabertura de nossa biblioteca, após reforma, junto com uma atividade bem legal em parceria com a organização "Laboratório de ideias que mudam o mundo".  
A instituição, que trabalha na área de protagonismo juvenil, escolheu nossa biblioteca para dar início ao projeto "Viaje na Leitura", que mobiliza jovens para arrecadação de livros e distribuição entre crianças junto com atividades de incentivo à leitura.  
Foi uma manhã especial, com a presença de muitas crianças, antigas frequentadoras e novas, que participaram de recreação, roda de leitura e ganharam livros. Não poderia ter sido melhor o retorno do funcionamento pleno de nossa biblioteca, após reforma para recuperar as paredes que tinham muito umidade e pintura de todo o espaço. 
Os recursos para a obra vieram de diversas fontes e amigos. Através do polo de leitura Baixada Literária, do qual fazemos parte, recebemos recursos do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A. Outra parte foi doada pela bibliotecária Judith Lacaz, organizadora de nossa biblioteca, que repassou a arrecadação da venda de um livro de seu marido americano lançado no Brasil. Também recebemos apoio do Comitê Elos da Cidadania, parceiro da nossa instituição e que dá assessoria ao projeto de educação e cultura realizado na nossa sede, a Estação Cidadania.
Agradecemos a todos pela colaboração e esperamos vocês para conferirem como ficou nossa biblioteca e brinquedoteca!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

A professora e bibliotecária Judith Lacaz, responsável pela doação do acervo que deu início à nossa biblioteca e quem nos ajudou na catalogação dos livros, nos deu mais um presente. 
Morando atualmente nos Estados Unidos, Judith veio para o lançamento aqui no Brasil do livro "Model airplanes and ambitious dreams and other stories", escrito por seu marido, o americano Joel Eckstein. Eles doaram para a biblioteca a renda obtida com a venda dos livros no lançamento, ocorrido em março no bairro do Cosme Velho, Rio de Janeiro. Editado para a comunidade americana e estudantes de inglês no Brasil, o livro irá ganhar em breve uma edição em português. 
Joel é novaiorquino, mora atualmente na Califórnia e conta em seu livro histórias e crônicas sobre personagens que conheceu e situações que viveu.
Nossas mediadoras, Suzy Batalha e Isabella Martins, estiveram no evento e trouxeram um exemplar do livro para o acervo da Biblioteca. Fernando Eduardo da Silva, participante do grupo de jovens que, orientado por Judith, fez a catalogação de todo o acervo quando da inauguração da biblioteca, também compareceu. 
Sempre que vem ao Brasil, Judith visita o Ponto Chic e continua trazendo livros e colaborando com as atividades da nossa biblioteca. Por onde passa, divulga nosso trabalho e mobiliza doações e recursos.
Agradecemos a Judith e Joel por mais essa demostração de carinho e dedicação. 


Fernando, Isabella e Suzy com Joel e Judith

terça-feira, 2 de dezembro de 2014


Você quer ajudar na nossa Festa de Natal?! Quer saber como?!

Aceitamos diversos tipos de doação, como:
* Refrigerantes;
* Frutas;
* Copos descartáveis;
* Guardanapos;
* Artigos de decoração natalina.

Estaremos recebendo as doações até dia 12/12.

Aprovado o PMLLLB de Nova Iguaçu! 
Por unanimidade, com a presença de 24 dos 29 vereadores, a Câmara Municipal acaba de aprovar o projeto de lei que institui o PMLLLB de Nova Iguaçu.
O plano foi construído a partir de debates com participação da sociedade civil e do poder público no Grupo de Trabalho Iguaçulendo.
Dia histórico para todos que lutam pelo incentivo e democratização do livro e da leitura no país.
É uma vitória da persistência de muita gente que durante quase 4 anos contribuiu para esse dia, colocando Nova Iguaçu na vanguarda dos municípios do RJ que possuem PMLLLB.
A Lei está aprovada e agora precisa ser cumprida! Vamos manter nosso livraço no dia 4 de dezembro, agora para comemorar, divulgar e mobilizar para a nova etapa de acompanhamento e controle das orientações e ações do Plano.
Leitores da BC Judith Lacaz

terça-feira, 11 de novembro de 2014

PMLLLB Nova Iguaçu - "Livraço" pela Aprovação Já!



Há um ano que o projeto de lei do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca - PMLLLB de Nova Iguaçu está para ser apreciado pelo legislativo municipal. O plano foi construído com a participação da sociedade civil e do poder público ao longo de 3 anos de debate no Grupo de Trabalho Iguaçulendo. 
Estamos mobilizando a sociedade iguaçuana para a "aprovação já!" do PMLLLB com a realização de um 'livraço' no dia 4 de dezembro, às 15h, em frente à Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu. 
Participe e divulgue nossa luta por políticas públicas de apoio ao livro e a leitura em Nova Iguaçu! 



Se você apoia essa causa, poste essa imagem na linha do tempo do seu facebook. E também estamos usando a #PMLLLBNovaIguaçu.